top of page
folhas douradas.png
gotinhas MC.png
Indígena MC.png
Comprar
Mokado Lab de Cafés Branca.png

​POESIA SENSORIAL INSPIRADA PELOS POVOS DA FLORESTA

POVOS ORIGINÁRIOS

EDIÇÃO LIMITADA MOKADO ARTE, POR MICHELLE CUNHA

ÚLTIMAS UNIDADES!

folhas douradas.png

- CAFÉ PRODUZIDO COM DNA FEMININO E TORRADO EM BRASÍLIA, RESPEITANDO ORIGENS E PESSOAS -

MOKADO ARTE
É A NOSSA POESIA SENSORIAL

Folhinha MC.png
  • instagram mokado cafes

Audiovisual: Maurício Fonteles @mauricio.fonteles

Poesia e Interpretação: Wdson Nascimento @vzg.kripta

Numa caixinha de encontros, artistas do Brasil despertam sua sensibilidade visual e cafés de especialidade provocam suas funções retro-olfativas. Artes visuais com sabores e afetos.

Somos uma torrefação "Calanga do Cerrado", localizada no Guará, e nossa especialidade é trabalhar com cafés cuidadosamente selecionados, torrados em pequenos lotes, comprometendo-nos em respeitar as origens e pessoas envolvidas em cada etapa do processo. 

Essa edição é limitada a 400 unidades. Garanta a reserva do seu café Povos Originários aqui na loja virtual.

Uma mistura de Brasil, com arte paraense, café mineiro e torra brasiliense, que chega para provocar os seus sentidos e a sua atitude com a iniciativa popular para mantermos a Amazônia de Pé.

​Celebrar os Povos Originários e também homenagear as comunidades tradicionais brasileiras, é dedicar respeito e agradecer aos que vivem para proteger as nossas florestas, aos que vivem para perpetuar a natureza humana e todas demais espécies.

Num encontro potente, reunimos a obra da brabíssima artista paraense, com suas raízes na floresta amazônica, Michelle Cunha e os cafés da grandiosa produtora Carmen Lúcia, carinhosamente conhecida como “Ucha”, com toda ancestralidade que carrega em suas produções, linderando as Fazendas Caxambu e Aracaçu, na região do Sul de Minas Gerais.

Somos a última geração que pode salvar a Amazônia. Unir forças junto aos povos indígenas, quilombolas, extrativistas, comunidades ribeirinhas, grupos de pequenos produtores e Unidades de Conservação é fortalecer a sustentabilidade e biodiversidade da floresta amazônica, a maior riqueza do nosso país.

ARTE
POESIA

POVOS ORIGINÁRIOS, POR MICHELLE CUNHA

"Nasci no Norte, no Pará. São de lá as paisagens ensolaradas que influenciam minha paleta de cores e permeiam toda minha pintura. Vem de lá as memórias afetivas que me nutrem e que transformo em ilustrações. No meu trabalho as cores intensas e vívidas são pra falar de onde vim. Falar das matas e das águas de igarapés, falar da floresta que é morada dos seres encantados. Falar de coisas simples e também de sonho, de poesia. Nesse mesmo sentimento foi que criei a ilustração desta embalagem para Mokado, uma forma de saudar o povo da floresta e para nos lembrar do tempo em que éramos uma só natureza."

Assinatura MC.png
artista

A Mokado apoia a campanha pedindo para que mais pessoas, como você, assine e seja co-autor do projeto de lei de iniciativa popular Amazônia de Pé, que destina 57 milhões de hectares de florestas públicas para populações tradicionais. Conheça as mais de 200 organizações que constroem a Amazônia de Pé. Acesse o site oficial da campanha.

Folhinha MC.png

Cadastre-se para coletar assinaturas para o

Projeto de Lei Amazônia de Pé!

Uma lei de iniciativa popular que destina as florestas públicas na Amazônia para proteção dos povos indígenas, quilombolas, pequenos produtores extrativistas e Unidades de Conservação!

Folhinha MC.png
banner amazonia de pé.png
amazônia de pé
Folhinha MC.png
a produtora

DONA UCHA
E A PRODUÇÃO

Pássaro MC.png

Carmem Lucia Chaves de Brito, a “Ucha”, é a produtora que generosamente nos forneceu o café para esse projeto. Liderança feminina respeitada no mundo inteiro, em 2018 foi ela a presidente da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), a principal associação de produtores de cafés de especialidade do Brasil.

 

A produção desses grãozinhos vem de suas propriedades localizadas na região do Sul de Minas Gerais, entre as montanhas sinuosas que pintam as paisagens do município de Três Pontas, as Fazendas Caxambu e a Aracaçu. Por lá são cultivados cafés sustentáveis, garantidos por certificações nacionais e internacionais nas mais variadas modalidades. Além da excelência em produção de cafés de especialidade comercializadas no mundo inteiro, o trabalho da Ucha e seu time é reconhecido por projetos sociais e ambientais, além de oferecer experiências em turismo rural e as delícias do Paiol Café, a cafeteria instalada nas fazendas.

 

É muito difícil contar mais de 100 anos de história em poucas linhas. Abaixo trazemos a origem dos nomes da cada propriedade e ao final clique no link para acessar o website da fazenda para conhecer todas as maravilhas e aproveite para seguir essa trabalho que nos enche de orgulho, no Instagram.

Fazenda Caxambu tem seu nome baseado na ancestralidade africana e significa “caixa de música”, remetendo aos tambores africanos muito utilizados na época pelas comunidades locais como forma de comunicação entre elas. É uma marca que Ucha traz na produção dos cafés africanos com o mel da fruta (Afro Honey Coffee). O Afro Honey é produzido como o “pisar das uvas” que produz o vinho: com as cerejas de café na barrica de madeira, ao som de tambores africanos.

Fazenda Aracaçu traz em seu nome as memórias indígenas, que até hoje deixam seus rastros em nossas terras. “Aracaçu” significa “árvore grande que liga o céu e a terra”. Uma ligação que transcende a esfera operacional e nos coloca a todo instante conectados com uma dimensão espiritual que nunca deixou de ser um forte caminho de fortalecimento de nosso trabalho.

Texto adaptado do site das Fazendas Caxambu & Aracaçu. Saiba mais sobre essa história secular.

fazenda caxambu e aracacu.png

GRÃOS
E ORIGENS

Descritores Sensoriais/Notas: Melaço, Mel, Chá de Hibisco e Doce de Leite. Acidez Cítrica Média. Corpo Cremoso e Denso
Safra: 2022

Espécie: Arábica 100%
Variedade: Arara

Processamento: Honey Coffee
Produtora: Carmem Lucia Chaves de Brito (“Ucha”)

Propriedade: Fazendas Caxambu e Aracaçu

Certificações: Rainforest, Fair Trade, Selo Solar e Selo de Contabilidade Ambiental do Solo Positiva - IBA

Região Sul de Minas Gerais
Município: Três Pontas
Serviços gráficos: Gráfica e Editora Positiva
Certificação (do papel da embalagem): FSC Misto FSC C107503

Tiragem da obra (250g): 400 unidades

"Um café encantador, com uma explosão de aromas e sabores que se abrem em notas de damasco com melaço, mel e bala toffee. Na boca é, ao mesmo tempo, vibrante e equilibrado, combinando a acidez cítrica com seu corpo cremoso que deixa marcas aveludadas na finalização."

O Café
Folhinha MC.png

Vamos trocar uma ideia?WhatsApp: (+55) 61 9 8181-7259

mokadocafes@gmail.com

Cafólatras Lab de Cafés Ltda

QE 19, conjunto A, casa 18, Guará II

Brasília - Distrito Federal - Brasil

CEP 71050-013

© 2018-2022, Mokado Lab de Cafés - #CaféDeEspecialidade

selo-bolacha-branco.png
bottom of page