Extraindo com precisão na Hario V60

Do que você vai precisar: Café de Especialidade 12g

Água filtrada 200ml Hario V60 Filtros para Hario V60 Jarra de vidro Balança de precisão Moedor Cronômetro Chaleira com pescoço de ganso Termômetro

Passo a passo: 1) Escaldando o filtro: Primeiro, dobre a lateral do filtro de papel para que ele se encaixe perfeitamente dentro do seu V60. Despeje a água quente sobre o filtro, mergulhando-o bem para remover os sabores de papel e aquecer e a jarra.

Remova a água da lavagem da jarrinha.


2) Moagem: Com a balança, pese 12g de café, depois é só moer na espessura do açúcar cristal (para dicas de moagem acesse aqui). E então despejar o café moído dentro do filtro V60 uniformemente.


Agora é hora de tarar/zerar sua balança com a jarra e o método V60 sobre ela.


3) Extração: Acione o cronômetro e despeje os primeiros 50g de água a 93ºC lenta e uniformemente tentando molhar todo o café. Esta primeira etapa é conhecida como "Blooming" e serve para extrair os gases dos grãos recém-torrados, contribuindo para homogeneidade na extração.


Aos 30 segundos, despeje mais 50g de água em um movimento lento e circular e depois os últimos 100g novamente quando o cronômetro chegar a 01:00.

O tempo total para esta receita deve ser em torno de 2:00. Se o tempo for mais curto você deve tentar moer seu café mais fino e se for mais longo, tente moer um pouco mais grosso.


Aproveite o seu café!


Lembre-se que a graça pode estar nas experiências. Descubra sua receita favorita e compartilhe com a gente.

27 visualizações

Vamos trocar uma ideia?WhatsApp: (+55) 61 9 8181-7259

contato@mokado.com.br

Cafólatras Lab de Cafés Ltda

QE 19, conjunto A, casa 18, Guará II

Brasília - Distrito Federal - Brasil

CEP 71050-013

© 2020, Mokado Lab de Cafés - #Cafés de Especialidade