top of page
Marca-PB_transp-sangria.png

Café de Especialidade

Cafés Especiais são uma tradução livre para o termo em inglês "Specialty Coffee", que no sentido literal é "Café de Especialidade". O termo café de especialidade é utilizado no mundo inteiro, já o termo "café especial" apenas o Brasil adotou. Desde que lançamos a Mokado nós acreditamos que especialidade faz mais sentido, aproxima mais e gera o debate que o brasileiro gosta!


Especialidade é sinônimo de "singularidade", ou seja, cafés de origens singulares, de pessoas únicas, preocupadas com a qualidade desse alimento. Sem limites, desejamos que todos possam usufruir da melhor qualidade desse produto cultural do nosso país. Acreditamos que o brasileiro e a brasileira devem ter a chance de conhecer os verdadeiros sabores dos cafés de especialidade, a preço justo!


Foto: Fazenda Riacho da Tapera / Chapada Diamantina / Piatã / Bahia


Bora falar de café de especialidade, aquele cafézão topzera que é cultivado nas alturas e tem um sabor que faz a gente dançar de felicidade! É tipo um café celebridade, sabe? Tem umas características únicas e marcantes que só ele tem!


Mas não é qualquer café que entra nesse clubinho, não! Pra ser de especialidade, ele tem que passar por uma avaliação rigorosa de um profissional "papa-café", que avalia tudo: a aparência, o cheiro, o sabor, a acidez, o corpo... é muita coisa! E aí, só entra pro time dos cafés de especialidade se tirar uma nota mínima de 80 numa escala de 100.


Os produtores desses cafézões trabalham duro, em sintonia com as torrefações e baristas, pra garantir que o café seja tratado com todo o amor e carinho em todas as etapas, desde a colheita até a preparação na xícara. E é por isso que ele é tão cultuado pelos amantes de um bom café, que estão dispostos a valorizar cada xícara dessa maravilha! Por aqui buscamos manter um canal direto entre nossos amigos produtores e nossos amigos baristas, entedemos que essa é uma premissa para que a rastreabilidade e qualidade sejam garantidas.


E não é só isso, não! O café de especialidade ainda ajuda a incentivar os produtores a focarem mais na qualidade do que na quantidade, e ensina a gente a apreciar as diferenças entre os tipos de café. É café de gente antenada, meu povo! É café com origem controlada e comprovada! ;D


Foto: Alex Lens

83 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page