top of page
Marca-PB_transp-sangria.png

ÁGUA X CAFÉ: Você calcula a proporção nos seus preparos?

Sabemos que analisar a proporção de água X café pode te ajudar a encontrar resultados muito diferentes, até mesmo quando utilizamos o mesmo método e o mesmo café.


É como preparar um bolo! Posso ter os mesmos ingredientes, mas a depender das proporções (e processos) o resultado pode ser totalmente diferente. Ter os instrumentos certos e receitas ajuda para que você alcance os bons resultados sempre.



 Adotamos diferentes proporções a depender de variáveis como, qualidade e perfil sensorial do café, quantidade de porções, método a ser utilizado, gosto pessoal, qualidade da água e outros.

 

Na proporção consideramos a mesma unidade de medida (geralmente em gramas) para calcular a razão: quantidade de café X quantidade de água. Logo, se temos 10g de café para 100g de água, estamos partindo de uma proporção de 10% ou 1:10. Ou seja, 1 parte de café para 10 partes de água.

 

Dica: 1ml de água = 1g de água. Uma colher de sopa tem cerca de 7g de café.

 

Partindo de um teste de preparo do café coado com proporção de 10%, consigo entender qual o resultado no meu paladar. Se estiver um café muito intenso, reduzo essa proporção para 8%, 7%, 5%, até achar o ideal para minhas queridas papilas, seja mais forte ou mais fraco.

 

Dica: Para essas experiências uma balança de precisão ajudará muito!

 

No link a seguir compartilhamos uma calculadora que pode te ajudar a encontrar suas proporções a depender da intensidade desejada. Claro que, como já dito, outros fatores podem interferir nos resultados, mas partir de um controle mínimo das variáveis é o início de qualquer experiência.


 

Essa variação quando compreendida e praticada, nos permite trabalhar com diferentes perfis sensoriais para um mesmo café; Tem cafés que exigem um preparo mais sutil, com proporções mais baixas para mostrar sua doçura, suas flores e outros sabores mais delicados. Há outros que precisam de proporções mais explosivas, pancadonas... para extrair tudo que há disponível naqueles grãos.


Dica: Há quem prefira proporções mais baixas para métodos coados (4,5% ~ 8%) e proporções mais altas (10% ~ 12%) para métodos de infusão como a prensa francesa, por exemplo).

 


Abaixo elencamos alguns aspectos positivos que essa prática pode trazer:

 

1. ter uma medida para o café e a água é a maneira mais fácil para controlar o sabor e equilíbrio do seu café;

2. explorar diferentes perfis de sabor;

3. garantir consistência no sabor, aroma e intensidade do café;

4. ajuda a evitar subextração ou superextração;

5. permite repetir boas receitas e evitar as ruins;

6. controlar a quantidade de cafeína ingerida;

7. ajuda a otimizar o uso de café e água, economizando recursos a longo prazo;

8. sensação de realização ao dominar a arte do preparo do café;

9. despertar para um novo campo de conhecimentos geralmente um caminho sem volta.


Aproveite!

73 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page